Vereadores de Campo Maior pedem esclarecimentos sobre obra de emergência na Barragem do Emparedado

por Helder Felipe Cabral Gomes publicado 12/02/2020 13h02, última modificação 12/02/2020 13h02
O presidente da Câmara Municipal, vereador Fernando Miranda, disse que será solicitada a presença de um engenheiro da Defesa Civil para prestar esclarecimentos para os parlamentares e para a população.

Na tarde desta terça-feira (11/02) os vereadores do Município de Campo Maior iniciaram as atividades legislativas trazendo à discussão um problema antigo e preocupante relacionado às barragens que estão instaladas no município, em especial a Barragem do Emparedado, devido aos grandes acúmulos de água provenientes das chuvas e da falta de manutenção nas instalações.

Na tribuna parlamentar, a discussão foi iniciada pelo vereador Zé Pereira que, atendendo a solicitação de populares residentes na região da dos Corredores, relatando que recebeu um abaixo assinado em repúdio a uma obra do Governo do Estado naquela região, além de pedir explicações: “Eles estão sem entender o motivo de obra ser feita somente depois de junho, sendo que este problema se arrasta há anos, e também não entendem a necessidade de outra obra, sendo que já existe uma comporta que serviria para escoar a água acumulada”, disse o vereador no pequeno expediente.

Segundo o Vereador Neto dos Corredores, que é morador da região e acompanha há vários anos a situação da barragem, a obra, nos moldes que se encontra, é um desrespeito à população: “Sou ciente de que a barragem necessita de uma reforma, mas a população espera que a obra seja feita da forma correta. A população chega lá e vê uma obra de R$ 318 mil reais, é uma vergonha, a população precisa ser respeitada. Peço que essa casa encaminhe à Secretaria de Estado de Defesas Civil que mande equipes responsáveis para justificar essa obra”, concluiu.

Ao final da sessão, o presidente da Câmara Municipal, vereador Fernando Miranda, disse que será solicitada a presença de um engenheiro da Defesa Civil para prestar esclarecimentos para os parlamentares e para a população: “Existe uma divergência de opiniões que discutem se essa obra na barragem do Emparedado é realmente necessária, então, para que a população não sofra, estamos pedindo que a Secretaria Estadual de Defesa Civil mande a esta casa um engenheiro à Câmara Municipal de Campo Maior para se deslocar até a comunidade Corredores para explicar a viabilidade desta obra que eles dizem ser de emergência, porque a população alega já haver uma comporta para a liberação desta água. Então antes de começar esta obra, nós vamos solicitar ao engenheiro para que ele demonstre à população e para a Câmara de Campo Maior que a obra é realmente necessária”, afirmou o presidente da Câmara de Campo Maior, Fernando Miranda.

A Câmara de Campo Maior, através de seus representantes, acompanhará de perto o planejamento, viabilidade e possível início das obras emergenciais de abertura de uma nova comporta na barragem do Emparedado, levando em consideração o respeito à população e ao erário público.