Vereador Sena Rosa pede a criação de comissão para solucionar litígios entre Campo Maior e Nossa Senhora de Nazaré

por Helder Felipe Cabral Gomes publicado 11/09/2019 13h25, última modificação 11/09/2019 13h26
Segundo o vereador, as comunidades Campo Alegre, Santa Úrsula e Extremas, estão hoje inseridas no mapa do IBGE como sendo da cidade vizinha. O problema fica mais grave no caso do Povoado São Joaquim, que possui posto de saúde e escola pagos com recursos de Campo Maior.

Durante a Sessão Ordinária da Câmara de Campo Maior desta terça (10/09), o vereador Sena Rosa apresentou a problemática que está havendo causada pelos litígios de área territorial entre as cidades de Campo Maior e Nossa Senhora de Nazaré. O parlamentar pediu a criação de uma comissão formada por vereadores para, na próxima semana, visitar a Comissão de Estudos Territoriais do Piauí, da Assembleia Legislativa.

Segundo o vereador, as comunidades Campo Alegre, Santa Úrsula e Extremas, estão hoje inseridas no mapa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) como sendo da cidade vizinha. O problema fica mais grave no caso do Povoado São Joaquim, que possui posto de saúde e escola pagos com recursos de Campo Maior.

“O município de Campo Maior, dessa forma, não poderia estar investindo em outro município. No início da semana iremos conversar para formarmos uma comissão de vereadores para discutirmos esse problema entre Campo Maior e Nossa Senhora de Nazaré. Não queremos atrito e nem discussão”, disse.

A Comissão de Estudos Territoriais do Piauí é a responsável por resolver, junto ao IBGE, os litígios entre os municípios piauienses, bem como, atuar nas divisas do Piauí com outros estados da Federação, buscando solucionar os problemas de forma amigável, evitando a judicialização.