Você está aqui: Página Inicial / A Câmara / Notícias / Câmara aprova projeto que cria Dia Municipal de Combate ao Suicídio em Campo Maior

por Raimundo Otávio Ribeiro Neto publicado 29/03/2018 10h30, última modificação 29/03/2018 10h27
Campo Maior é a terceira cidade do Piauí com a maior taxa de suicídio

O plenário da Câmara Municipal de Campo Maior aprovou na sessão dessa terça-feira (26/03) o projeto Maria Cecília, que cria o Dia Municipal de Prevenção e Posvenção ao Suicídio. Após receber parecer na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o texto foi aprovado por unanimidade pelo legislativo.

De autoria dos vereadores Neto dos Corredores e Manin Pereira, a lei reserva o primeiro dia do mês de maio para ações que buscam prevenir o suicídio, assim como dá assistência aos familiares e amigos afetados com o luto. A mobilização municipal quer evitar que os casos continuem crescendo em Campo Maior.

“Ações já são desenvolvidas no município para prevenir o suicídio. Mas um Dia Municipal é importante porque é naquela data onde vamos conseguir realizar um trabalho bem maior com a sociedade e as instituições. Serão palestras, oficinas, cursos para envolver toda a comunidade”, explica o vereador Manin Pereira.

Segundo dados apresentados pelo vereador Neto dos Corredores, Campo Maior é a terceira cidade do Piauí com maior número de casos. “Os dados são alarmante e precisamos criar mecanismos para evitar que isso continue atingido as nossas famílias. Temos que mostrar para a população que todos nós somos responsáveis pela saúde mental do nosso semelhante”, afirma.

Ajuda
Levantamento realizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o suicídio é a segunda causa de morte entre pessoas de 15 a 19 anos. A média é de um caso de suicídio a cada 40 segundos. O Brasil é o oitavo pais com maior número.

Ajuda
Em Campo Maior, o Núcleo de Atenção e Prevenção ao Suicídio disponibiliza o número (86) 9 9450 9911. Outro contato para ajuda é o 3222 0000, do Centro de Valorização da Vida.

Assessoria Câmara de Campo Maior (camaradecampomaior@gmail.com)