Câmara aprova criação do Conselho Municipal de Cultura de Campo Maior

por Raimundo Otávio Ribeiro Neto publicado 21/06/2023 09h16, última modificação 21/06/2023 09h16

A Câmara de Campo Maior aprovou por unanimidade durante sessão ordinária nessa terça-feira (20) a criação do Conselho Municipal de Cultura e do Fundo Municipal de Cultura. A medida é considerada um avanço importante na política municipal de cultura e na articulação do município com o ente estadual e federal.

O presidente da Câmara, vereador Sena Rosa, explicou que o projeto foi aprovado após um consenso entre as bancadas de que o a lei deveria ser votada em regime especial de urgência para que o município consiga participar de programas e editais que já estão em vigor e que tinham como exigência o conselho de cultural local.

“Campo Maior é um município que é celeiro da cultura do Piauí. Aqui temos dezenas de fazedores de cultura com muito trabalho para mostrar. A criação do conselho é uma contribuição fundamental da Câmara na valorização de toda a produção cultural de Campo Maior”, disse Sena Rosa.

O CONSELHO

O Conselho Municipal de Cultura é o órgão que institucionaliza a relação entre a administração Municipal e os setores da sociedade civil ligados à cultura, participando da elaboração e da fiscalização das políticas culturais. É o órgão responsável pelo diálogo permanente com a comunidade, desenvolvendo e fiscalizando ações, em conjunto com a Secretaria de Cultura, que sejam inclusivas, inovadoras, que preservem o Patrimônio Cultural e garantam a democratização e o acesso aos bens culturais.