Vereadores visitam campus do IFPI de Campo Maior em busca de projeto para geração de emprego e renda

por Raimundo Otávio Ribeiro Neto publicado 11/04/2018 16h06, última modificação 11/04/2018 16h06
A comissão realiza levantamento para proposição de projetos de lei

Uma comissão formada pelos vereadores Fernando Miranda, presidente da Câmara de Campo Maior, Hamilton Segundo e Daniel Soares visitou na manhã desta quarta-feira (11/04) o campus do Instituto Federal do Piauí (IFPI) em Campo Maior. Os paramentares conheceram a estrutura de laboratórios, auditório, salas de aulas e projetos experimentais de diversas áreas.

No espaço reservado a desenvolvimento de projetos, os vereadores tiveram acesso a experimentos desenvolvidos por alunos e professores da instituição que buscam melhorar a qualidade da agricultura praticada por famílias do município. Dentre eles, os projetos de melhoramento do feijão, milho e outro que programa a plantação baseado nas fases da lua.

Acompanhados do diretor Washington Moura e do Prof. Dr. Kleiton Saraiva, a comissão conheceu três laboratórios voltados para manipulação de alimentos e análises de águas e solos. “A visita tem como objetivo estreitar os laços da Câmara com o IFPI. Essa instituição é um centro de conhecimento que pode ajudar muito no desenvolvimento de muitas áreas em Campo Maior”, destacou o presidente da Câmara Fernando Miranda.

“O IFPI está sempre de portas abertas para a comunidade campomaiorense. Aqui nós temos vários projetos que envolvem os agricultores com intuito de melhorar a forma como eles trabalham a terra. Eles aprendem a fazer cajuína, sabão, doces, portas, pães. Temos ex-alunos que aprenderam a produzir cajuína e hoje vivem disso”, comenta o professor Kleiton Saraiva.

Visita ao Ceará

A mesma comissão conheceu recentemente projetos da agricultura familiar e de cooperativas na cidade de Tianguá-CE. Agora com a visita ao IFPI de Campo Maior, os parlamentares buscam orientações e ampliação de ideias para o desenvolvimento de projetos que gerem emprego e renda na cidade.

Ao final dos trabalhos da comissão, os vereadores devem propor a criação de projetos de lei para aprimorar e criar ferramentas para o inventivo aos pequenos produtores rurais.


error while rendering plone.comments