Solenidade de entrega do Diploma do Mérito Educacional é realizada na Câmara de Campo Maior

por Helder Felipe Cabral Gomes publicado 12/12/2019 16h11, última modificação 12/12/2019 16h11
Ao todo, sete pessoas foram homenageadas com o título que reconhece professores, gestores e colaboradores que contribuem ou contribuíram com a educação municipal.

A Câmara Municipal de Campo Maior realizou nessa quarta-feira (11/12) a segunda Sessão Solene de entrega do diploma do Mérito Educacional Vereador Olímpio Castro.  A homenagem é destinada para pessoas que contribuem com o desenvolvimento educacional do município e se dividide em 3 categorias: Professor Nota 10, que reconhece professores das mais diversas áreas do conhecimento; Gestor Nota 10,  destinada a diretores, secretários municipais ou prefeitos que tiveram a educação como prioridade; e a categoria Filantropo, para as pessoas que destinam, voluntariamente, tempo e recursos para as causas educacionais.

Ao todo, sete pessoas foram homenageadas com o título que reconhece professores, gestores e colaboradores que contribuem ou contribuíram com a educação municipal.

Para o vereador Hamilton Segundo, autor da resolução que criou o diploma e um dos vereadores propositores, a iniciativa pretende também incentivar as boas práticas para outros educadores: “ Hoje pudemos pela segunda vez homenagear vários educadores, pessoas que constroem a educação campomaiorense. É um momento de agradecimento e de alegria, onde os sete homenageados demostraram a sua satisfação em receber essa homenagem. Em nome do povo de Campo Maior, aproveitamos para agradecer a todas as pessoas que constroem o nosso futuro”, disse.

“Essa Sessão Solene foi uma aula de vida, de experiência e de proposições. Constatamos que temos um nível elevado em Campo Maior quando falamos em educação e parabenizo o vereador Hamilton Segundo por essa lei que homeangeia os educadores. Hoje saímos daqui com muitas proposições que ajudarão no desenvolvimento de Campo Maior”, disse o vereador Fernando Miranda, Presidente da Câmara de Campo Maior e um dos proponentes da solenidade

Confira o nome dos homenageados:

 

NA CATEGORIA EDUCADOR NOTA 10:

Daniel Moraes de Noronha Albuquerque:  Nasceu em 1982 em Teresina – Piauí. É formado em medicina veterinária pela Universidade Federal do Piauí, com mestrado e doutorado em ciência animal pela mesma instituição de ensino. Em 2014 foi aprovado para ser professor do IFPI DE Uruçuí. Ajudou na elaboração do evento 1º AGROMAIOR, em parceria com diversas entidades.


Kleiton Rocha Saraiva: É técnico em agropecuária, engenheiro agrônomo, Mestre e Doutor em Engenharia Agrícola. Entre os anos de 2003 e 2005 integrou a equipe técnica do Departamento Nacional de Obras Contras as Secas – DNOCS, além de ser membro fundador do Instituto de Inovação da Agricultura Irrigada desde 2007, chegando a ser diretor técnico-científico da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Ceará. Possui 24 artigos publicados, 47 trabalhos apresentados em eventos nacionais, 1 livro e 3 capítulos de livros publicados. Desde 2014 é professor do Curso Técnico Agricultura/Agropecuária do IFPI Campo Maior.


Eronildes Ibiapina Lima Matos: É natural de Campo Maior, casada com Hamilton Matos e mãe do vereador e advogado Hamilton Segundo. É formada em Pedagogia, com Habilitação em Administração Escolar pela Universidade Federal do Piauí e pós-graduada em Gestão Escolar e Docência do Ensino Superior. Trabalhou como professora no Colégio Santa Marcelina (Teresina-PI) e na Universidade Estadual do Piauí por 18 anos. Hoje é empresária, dona do Instituto de Formação Superior Piauiense – IFASPI e futuramente abrirá uma franquia da Skill, escola de Idiomas, em Campo Maior.


NA CATEGORIA GESTOR NOTA 10:

Avelina Rosa de Melo Cunha: É natural de Campo Maior. Possui Licenciatura Plena em Geografia, em Pedagogia e em Estudos Sociais pela Universidade Federal do Piauí, com especialização em Docência do Ensino Superior pela Universidade Estadual do Piauí. É membra da Academia Campomaiorense de Artes e Letras – ACALE. Já foi Superintendente da 5ª Diretoria Regional de Educação, Secretária Municipal de Educação e Cultura, Supervisora Geral da mesma secretaria, além de chefe da divisão de ensino.


Maria Paraíba da Silva: Mais conhecida como “Irmã Natividade”, é religiosa da Congregação Filhas de Santa Teresa, que dirige o Colégio Patronato Nossa Senhora de Lourdes. Foi uma das pessoas mais próximas do primeiro bispo da Diocese de Campo Maior, Dom Abel Alonso Nuñez. A freira e o bispo se destacaram pelas obras de caridades realizadas aos mais necessitados. Em 2003, o religioso faleceu e Ir. Natividade segue até hoje tocando o Lar da Criança, que atende 250 crianças no município. Todo esse trabalho que teve início em 1 de julho de 1992, completando 27 anos neste ano.


Reinaldo de Araújo Lopes: Possui graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS pela Universidade Federal do Amazonas (1998) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Paulista (2016). Atualmente é professor do Instituto Federal do Piauí. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: empreendedorismo e turismo.  Hoje é Diretor do IFPI Campo Maior


NA CATEGORIA FOLANTROPO:

Gildário Dias Lima: É natural de Campo Maior. É graduado e Mestre em Física pela Universidade Federal do Piauí. Doutor em Física pela Universidade Federal Fluminense (2014), membro do corpo docente do departamento de Matemática da Universidade Federal do Delta do Parnaíba- Campus Ministro Reis Velloso. É fundador do Instituto de Tecnologia, Inovação e Ciências do Delta, presidente do Conselho Estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Organização não Governamental Cajuína Tech, colaborador do Laboratório de Neuro - Inovação Tecnológica & Mapeamento Cerebral da UFDPar. É fundador do Método TRON que alicerçou a robótica educativa no Brasil e colaborador do projeto filantrópico INCLUDE.

Ascom da Câmara Municipal (camaradecampomaior@gmail.com)

error while rendering plone.comments