Retrospectiva da Câmara de Campo Maior nos últimos 4 anos

por Helder Felipe Cabral Gomes publicado 28/12/2020 17h55, última modificação 28/12/2020 18h39
Nesta retrospectiva relembraremos algumas das principais mudanças que a casa legislativa passou, seja na parte estrutural, regimental ou mesmo tecnológica.

Ao longo dos últimos quatro anos, o Poder Legislativo Municipal de Campo Maior se caracterizou como um dos principais centros organizacionais responsáveis por significativas mudanças estruturais e sociais em Campo Maior e em seu próprio regimento.

Aquisição de veículos próprios e equipamentos, informatização, aperfeiçoamento de pessoal e criação de livros contando a história da Câmara de Campo Maior ao longo dos seus mais de 258 anos foram somente algumas das ações desenvolvidas ao longo deste período.

Nesta retrospectiva relembraremos algumas das principais mudanças que a casa legislativa passou, seja na parte estrutural, regimental ou mesmo tecnológica.

 

Confira:


- AQUISIÇÃO DE VEÍCULOS OFICIAIS

Ainda no ano de 2017, a Câmara de Campo Maior adquiriu por meio de recursos próprios, dois veículos para compor a frota oficial da Casa Legislativa. Trata-se de um carro modelo Hilux e uma motocicleta, ambos com a finalidade de facilitar o trabalho legislativo e encaminhar as demandas dos vereadores onde quer que estejam.

carro.jpg

 

- CRIAÇÃO DOS SÍMBOLOS DA CÂMARA (BANDEIRA E BRASÃO)

Antes sem possuir um símbolo que representasse a Câmara do povo, foi criado ainda no ano de 2017 o Brasão Oficial da Câmara de Campo Maior. Neste brasão, podemos encontrar elementos que contam a história do povo campomaiorense O Pórtico da Batalha do Jenipapo com a inscrição “Berço da Independência” simboliza a participação do povo campo-maiorense no processo de independência do Brasil.

A legenda "Palácio do Jenipapo" nome oficial do prédio da Câmara Municipal de Campo Maior. Serra de Santo Antônio lembra o principal acidente geográfico, os atrativos turísticos, a fauna e a flora de Campo Maior. A maquete do prédio da Câmara representa arquitetura campo-maiorense do período da primeira república. O Açude Grande representa a riqueza hídrica e paisagística do município.

O escudo do Brasão divido em quatro partes, duas verdes e duas brancas, significando as cores da Bandeira de Campo Maior. O listel em azul com a inscrição ‘CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPO MAIOR’’ e a data de fundação do Poder Legislativo Municipal: 08/08/1762. A vaca e a carnaúba representam os ciclos econômicos da pecuária e do extrativismo vegetal. Locomotiva sobre cinco dormentes, simbolizando o crescimento urbano e a prosperidade economia com a chegada da ferrovia ao município. Bandeira do Brasil e do Piauí representando a República Federativa do Brasil.

 

- LANÇAMENTO DO LIVRO "CÂMARA DE CAMPO MAIOR - 256 ANOS DE HISTÓRIA"

O Poder Legislativo lançou um livro sobre a história da Câmara, contendo momentos importantes, como o período da Batalha do Jenipapo, a Ditadura Militar e o papel do legislativo em situações de conflitos políticos locais. “O município de Campo Maior foi criado através da Câmara Municipal, e a Câmara faz parte dessa história. O livro já está produzido e o lançamento será dia 8 de agosto, em sessão solene. O livro vai resgatar toda a história de uma das câmaras mais antigas desse país, desde 1762 até os dias atuais, escrito pelo historiador Celson Chaves”, disse Fernando Miranda, presidente do legislativo.


- LIVRO 257 ANOS DA CÂMARA DE CAMPO MAIOR

Em alusão às comemorações dos 197 anos da Batalha do Jenipapo, marco histórico e um dos pilares da conquista da independência do Brasil, a Câmara Municipal de Vereadores de Campo Maior fez o lançamento do livro “Câmara de Campo Maior – 257 anos”, de autoria do escritor Piauiense Adrião Neto e do Vereador Fernando Miranda, presidente do Legislativo Municipal.

O livro, que conta a história do parlamento municipal de Campo Maior, traz um relato fidedigno e embasado dos 257 anos da Câmara legislativa de Campo Maior, passando de uma estrutura administrativa comandada pela coroa portuguesa até a atualidade, abordando ainda a recente reforma no prédio do parlamento, trazendo conforto, acessibilidade e organização para receber a população.

 

- TRANSMISSÕES AO VIVO

As transmissões ao vivo pelas redes sociais da Câmara de Campo Maior foi mais uma ação que promoveu a informatização e acesso do público as ações legislativas. Além das sessões ordinárias realizadas às terças-feiras, também eram transmitidas as sessões solenes, extraordinárias e itinerantes, voltadas ao atendimento in loco da população nos bairros. Além da internet, as sessões também puderam ser acompanhadas ao vivo pelo rádio.

 

 

- REFORMA DO PRÉDIO LEGISLATIVO

No ano de 2019 foi entregue à população e aos vereadores a primeira etapa da reforma do prédio legislativo. Nesta reorganização e modernização, cada vereador recebeu das mãos do presidente da câmara a chave de um gabinete equipado com mobília, ar condicionado, banheiro e computador para o uso legislativo, além de preparar a acessibilidade da câmara com a utilização de rampas, banheiros adaptados e elevador.

 


- CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PARA SERVIDORES

Os funcionários da Câmara de Campo Maior também foram beneficiados com a promoção de cursos de aperfeiçoamento das técnicas legislativas, criação de leis e o texto e desenvolvimento das matérias legislativas.

Um deste momentos de aperfeiçoamento foi comandado pelo experiente professor José Lopes Neto, funcionário da ALEPI há vários anos, que preparou os servidores da Câmara de Campo Maior para a adequação as novas exigências nacionais na criação de leis e documentos oficiais.


- FUNDALEGISCAM

Uma das ações mais importantes para a população e para a Câmara de Campo Maior foi a criação da Fundação Legislativa de Campo Maior – FUNDALEGISCAM, que tem como principal função criar e organizar atividades sociais, culturais, esportivas, nas áreas da saúde, educação e setor econômico.

 A fundação foi criada a partir de um projeto de lei e agora é parte integrante e indissociável da Câmara de Campo Maior, podendo ser utilizadas das mais diversas formas trazendo benefícios a toda população.

 

- PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS

A Câmara ofertou para a população cursinhos populares voltados aos concursos públicos. Na primeira etapa de inscrições, mais de 400 pessoas se dirigiram à Câmara de Campo Maior para garantir suas vagas nos cursos preparatórios para Redação do ENEM, Concursos na área da Saúde e Concursos em geral.

Além de o curso preparatório ser totalmente gratuito, ainda foi ofertado o material para o estudo e todas as aulas foram transmitidas ao vivo via redes sociais da Câmara de Campo Maior, expandindo ainda mais o alcance dos cursos preparatórios mesmo àqueles que não poderiam se dirigir ao prédio legislativo.

Como resultado dos cursos preparatórios, três pessoas de Campo Maior participantes dos cursos da FUNDALEGISCAM, foram aprovados em concursos públicos no Piauí e Maranhão, demonstrando a eficácia e necessidade das ações ofertadas pela fundação.

 

 

- MUTIRÃO OFTAMOLÓGICO

A Câmara Municipal realizou a primeira edição do mutirão oftalmológico, uma parceria entre a Poder Legislativo, a Fundação Legislativa de Campo Maior e o Centro de Olhos de Teresina-PI. Ofertando consultas e exames de vista de forma gratuita, o Primeiro Mutirão Oftalmológico atendeu, somente na parte da manhã, mais de 200 munícipes de Campo Maior e região, estendendo o atendimento até a tarde, com um serviço rápido e preciso, diagnosticando e prevenindo problemas existentes na visão dos atendidos.

 

- CONCURSO PÚBLICO DA CÂMARA

A Câmara de Campo Maior também promoveu o primeiro certame para um concurso público de preenchimento de vagas desde a sua criação, há 258 anos, ao todo serão ofertadas sete vagas sendo elas: Agente Operacional de Serviços Gerais (01 vaga), Motorista categoria B (01 vaga); Assistente Técnico Legislativo (04 vagas); e Agente de controle interno (01 vaga).

Esse certame foi promovido afim de preencher as vagas existentes dentro da Câmara de Campo Maior e oportunizar aos campomaiorenses a chance de adentrar ao serviço público efetivo.

E é com um espírito de gratidão e dever cumprido que a Câmara Municipal de Vereadores de Campo Maior encerra mais um ciclo e inicia um novo, cheio de desafios e superações.

 

 - REFORMA DO PLENÁRIO E INAUGURAÇÃO DA PRAÇA E SAGUÃO

No dia 31 de dezembro, às 9h, a Câmara Municipal inaugurará o Plenário Francisco das Chagas Oliveira, e fará a entrega da Praça "Flávio Bora Andrade", do Saguão "João Eudes Barbosa" e da Biblioteca José Cunha Neto.

error while rendering plone.comments