João Maroca apresenta projeto que cria o Dia Municipal do Reisado em Campo Maior

por Raimundo Otávio Ribeiro Neto publicado 30/10/2018 22h25, última modificação 30/10/2018 22h25
O parlamentar comenta que o projeto tem como objetivo valorizar a tradição dos devotos, oficializar a festividade e buscar apoio do executivo municipal para a manutenção desse folclore

O vereador João Maroca (PT) apresentou na sessão plenária desta terça-feira (30/10) um projeto de lei que inclui o Reisado como patrimônio histórico, cultural e imaterial de Campo Maior e cria o Dia Municipal do Reisado. A proposta torna o dia 6 de janeiro voltado para as comemorações da festa religiosa que há décadas é realizada no município.

O parlamentar comenta que o projeto tem como objetivo valorizar a tradição dos devotos, oficializar a festividade e buscar apoio do executivo municipal para a manutenção desse folclore. “O Dia do Reisado é para oficializar na cultura de Campo Maior essa tradição. As comemorações existem, mas não é oficializado. Estamos aqui na Câmara lutando por nossa cultura”, defendeu.

O Reisado é praticado em Campo Maior desde 1948. João Maroca explicou que as primeiras manifestações foram realizadas por Manoel Alves da Silva, conhecido como Manoel Doca. Ao longo dos anos, a Festa de Santo Reis ganhou adeptos e tornou-se tradição. Com a morte de seu fundador, o filho, Vicente Doca, a mantém viva na comunidade Fazendinha.

Um dos filhos de Manoel Doca esteve presente no plenário da Câmara no momento da leitura do projeto. Roberto Doca lembrou do pai e disse que família se sente honrada com a homenagem. “Essa é a primeira vez que venho a Câmara e tenho a satisfação de cara ter um projeto que beneficia minha família. Quero agradecer o apoio dos vereadores aqui presentes”.

O projeto foi lido pela mesa diretora e deve ser votado pelo plenário na sessão da próxima terça-feira. (As sessões são transmitidas ao vivo pelo facebook da Câmara de Campo Maior; acompanhe)

O Reisado
O Reisado é uma festa católica que relembra a passagem bíblica que descreve a atitude dos três reis magos, que saíram em uma longa jornada em busca do local de nascimento de Jesus Cristo. Ao encontrar a criança, ofereçam presentes. A festa é realizada durante cinco dias e se encerra em 6 de janeiro, Dia de Santo Reis.

Assessoria Câmara de Campo Maior (camaradecampomaior@gmail.com)

error while rendering plone.comments