Câmara de Campo Maior completará 257 anos de instalação e divulga programação

por Helder Felipe Cabral Gomes publicado 02/08/2019 16h22, última modificação 02/08/2019 16h22
A programação acontecerá no Palácio do Jenipapo, sede do legislativo municipal, contando com a presença dos parlamentares, representantes do Poder Executivo e Judiciário, e sociedade campomaiorense.

No dia 8 de agosto de 2019 a cidade de Campo Maior irá completar 257 anos, e junto com ela, a Câmara Municipal de Campo Maior, instituição pública e política mais velha do município. Dentro das comemorações de mais um ano do legislativo municipal e da cidade, acontecerá no Palácio do Jenipapo uma programação especial, contando com a presença dos parlamentares, representantes dos Poderes Executivo e Judiciário, e sociedade campomaiorense.

A programação terá início às 18h00min, com a entrega da reforma e ampliação do anexo da Câmara e inauguração da Galeria de Fotos “Edvaldo Lima”, parlamentar homenageado por ter sido o vereador com mais anos em exercício no cargo.

Em seguida, às 19h00min, tem início a Sessão Solene, que contará com a entrega de medalhas do Mérito Legislativo “Simplício José da Silva”, honraria especial da Câmara de Vereadores dedicada a figuras sociais e políticas que possuem ou possuíram relevantes serviços prestados à sociedade. Os agraciados serão: Gilberto Alves de Sousa, Celson Gonçalves Chaves, Luís José Ribamar Osório Lopes, Thiago Pinheiro Lima e Adrião José Neto.

Haverá ainda a entrega de títulos de cidadania campomaiorense a pessoas que já prestaram relevantes serviços ao município, são eles: Valdnea de Oliveira Marin, Celson Barros Coelho Neto (Presidente da OAB-PI) e José Martins Lopes Junior.

A programação faz parte do retorno dos trabalhos legislativos para o segundo semestre, após o recesso.

 

Importância histórica

A história da cidade se confunde com a própria história do município. Segundo o historiador Celson Chaves, no livro “Câmara Municipal de Campo Maior: 256 anos de história”, com a criação da Vila de Campo Maior no dia 08 de agosto de 1762 houve conjuntamente a instalação da Câmara e da cadeia municipal no município. O fato foi seguido pela construção de um Pelourinho na praça central (9 de agosto), pela convocação dos cidadãos para o alistamento eleitoral (10 de agosto) e pela eleição municipal de 11 de agosto de 1762, na Igreja de Santo Antônio.

Ascom (camaradecampomaior@gmail.com)

error while rendering plone.comments