Audiência Pública reúne vereadores, UESPI e sociedade para discutir Regularização Fundiária e Patrimônio Histórico em Campo Maior

por Helder Felipe Cabral Gomes publicado 17/05/2019 11h49, última modificação 17/05/2019 11h49
Reunindo autoridades dos âmbitos da reitoria da instituição de ensino pública, poder legislativo, sindicato, Ministério Público e demais entidades, foram discutidas a problemática da regularização do terreno do Campus em Campo maior e outros pontos.

A Câmara municipal de vereadores de Campo Maior realizou na manhã desta quinta-feira (16/05) uma audiência pública itinerante no auditório do Campus da UESPI – Heróis do Jenipapo. Reunindo autoridades dos âmbitos da reitoria da instituição de ensino pública, poder legislativo, sindicato, Ministério Público e demais entidades, foram discutidas a problemática da regularização do terreno do Campus em Campo maior, da conservação do Patrimônio Histórico de Campo Maior e da criação da secretaria de cultura municipal.

Compondo a mesa de honra, estavam presentes o Magnífico Reitor Dr. Nouga Cardoso, o Dr. Geraldo Eduardo e o Dr. Luís Júnior. Representando o poder legislativo municipal, o presidente da câmara municipal de Vereadores Fernando Miranda e os vereadores Luís Lima e Hamilton Segundo. Representando a UESPI de Campo Maior, a diretora Tatiana Gimenez Pinheiro e a coordenadora do curso de História, Vanessa Negreiros. Da ADCESP, a coordenadora geral Professora Rosângela Assunção. Do Ministério Público o promotor Dr. Maurício Gomes, e da gestão municipal o Engenheiro Josino Gomes Oliveira e o secretário Lucas Lima.

Em sua fala, Magnífico Reitor da UESPI, Nouga Cardoso, expôs ao público as reais necessidade do Campus, assim como as possíveis soluções a serem discutidas e posteriormente colocadas em prática, evidenciando a coragem dos professores, alunos e técnicos administrativos: “[...] Todo recurso público para a UESPI de Campo Maior, seja de emenda de deputados estaduais ou federais ou do próprio governo, acaba sendo barrada simplesmente porque não temos a titularidade da terra. Mas mesmo nesta situação, nas gestões anteriores, pudemos fazer grandes investimentos com recursos próprios, trocamos o teto, climatizamos as salas, porém as reformas ficam engessadas por conta deste problema. Estamos aqui hoje buscando uma solução real e efetiva para este problema do campus, para que assim como os outros, ele possa crescer e se desenvolver ainda mais [...]”, disse o reitor.

O poder legislativo municipal também se pronunciou por meio dos vereadores Fernando Miranda, Hamilton Segundo e Luís Lima:

“[...] Eu me envolvi inicialmente nesta questão da regularização fundiária ainda em 2015, onde eu fiz parte de uma comissão que foi até Parnaíba para conhecer melhor o assunto. Toda as questões aqui levantadas são urgentes e de extrema importância, como a questão da UESPI e de empresas que não vem para o município por este impedimento. É preciso que o prefeito seja sensibilizado e tome uma atitude sobre a questão”. Disse o vereador Luís Lima.

“[...] O que podemos observar deste tema é o descaso por parte do gestor municipal e relação a esses problemas. Muito se falou em omissão, e é a verdade. Infelizmente Campo Maior vem sendo penalizada e, para piorar, o prefeito não enviou nenhum representante para participar desta audiência pública, o que me parece é que ele não se importa com a situação”, falou o vereador Hamilton Segundo.

“[...] Ao finalizar esta audiência, será confeccionada uma ata que será enviada ao Ministério Público e a UESPI, iremos também formar uma comissão para que se possa fazer essa articulação com os interessados para que chegue o mais breve possível à câmara municipal. Sobre o Patrimônio histórico de Campo Maior, a Câmara de vereadores vai estar entrando em contato com o presidente do conselho, o Presidente da ACALE, João Alves Filho, para que nós possamos viabilizar uma ação mais efetiva referente aos assuntos aqui discutidos. A câmara de Campo Maior mais uma vez se disponibiliza aos interesses da sociedade e das entidades de ensino e patrimônio histórico municipal”, finalizou o presidente Fernando Miranda.

A Câmara de Vereadores promoverá ao longo do ano audiências públicas e sessões itinerantes pelos vários bairros de Campo Maior, visando aproximar a população do trabalho legislativo, bem como conhecer de perto as reivindicações e anseios sociais.

 

Ascom (camaradecampomaior@gmail.com)

error while rendering plone.comments