Audiência Pública para discutir a suspeita de plágio na composição do hino do município.

por Anne Silva publicado 23/08/2017 10h55, última modificação 06/09/2017 19h30
 Audiência Pública para discutir a suspeita de plágio na composição do hino do município.

Grupo se reúne com vereadores para sugerir audiência públic

A Câmara de Campo Maior realiza nessa quinta-feira (24/08) uma Audiência Pública para discutir a suspeita de plágio na composição do hino do município. Músicos e historiadores locais levantam a hipótese que o hino de Campo Maior seja uma cópia da música “Cidade Morena”, composta em homenagem a cidade de Campo Grande-MS.

A audiência que acontece às 19h no plenário do legislativo reúne ex-gestores que aprovaram e sancionaram o hino, representantes de academias de letras, músicos, historiadores e intelectuais. O atual hino de Campo Maior tem letra da professora Maria Alves da Silva Pontes e música de Valmira Napoleão.

O vereador Neto dos Corredores pediu a realização do encontro ao afirmar que a discussão entorno da legalidade do hino tem ganhado grandes proporções. “Essa discussão tem se alastrado em vários setores da mídia de nossa cidade como também entre as pessoas e entendedores de nossa história. Nossa casa legislativa não pode se opor a essa discussão”, explicou.

O presidente da casa, vereador Fernando Miranda, destaca a importância de debater uma temática de interesse da comunidade. “Temos que debater isso. Não podemos viver o resto dos anos com essa dúvida: se o hino é ou não um plágio. Vamos fazer um debate abrangente e tirar um encaminhamento e decidiremos o que fazer diante das hipóteses apresentadas”.

O grupo de intelectuais que levantou o questionamento da legalidade do hino pretende pedir ao legislativo municipal que cancele o hino atual e realize de um concurso para a escolha de uma nova letra e melodia. Além de Campo Maior, as cidade de Uruçui-PI e Petrolina-GO possuem trecho idênticos da música “Cidade Morena”.


Fonte: Ascom Câmara de Campo Maior 

 

error while rendering plone.comments